Agenda
quinta, 20 de julho de 2023 a terça, 31 de dezembro de 2024
EXPOSIÇÃO | A SALA DOS AZULEJOS NO TEMPO DA “ASSEMBLEIA ESPOZENDENSE”
Esta exposição, patente no Museu Municipal de Esposende, insere-se nas comemorações dos 30 Anos do Museu Municipal e recria o ambiente vivido há cerca de um século atrás neste espaço do antigo edifício Teatro-Club, onde se reunia a Assembleia Espozendense, um grupo seleto de Esposendenses, formalmente constituído, com estatutos definidos, que se juntavam com fins de recriação e lazer.
Através do vasto leque de objetos e peças expostos, o visitante poderá entender como eram as vivências na Sala dos Azulejos, com manequins vestidos a rigor, o seu piano centenário e o snooker, bem como outras mobílias e diversos artefactos, como as grafonolas, louças, bengalas, chapéus de coco e cartolas, artefactos de senhora, documentos e jornais da época.
Local:
Museu Municipal de Esposende - Sala dos Azulejos
Mais informações:
Entrada livre
sexta, 05 de julho de 2024 a sábado, 31 de maio de 2025
EXPOSIÇÃO "URDIR O JUNCO"
A exposição “Urdir o Junco” tem como tema central o artesanato das esteiras de junco de Forjães, um “saber fazer” que se transformou na principal indústria artesanal desta vila, em grande parte do século XX.
Este labor artesanal é retrata sob o olhar de Juan Pablo Moreiras, fotógrafo francês cujo trabalho tem ilustrado numerosas exposições e publicações, nomeadamente do Património Mundial da UNESCO, bem como reportagens em prestigiadas revistas internacionais.
Em complemento, esta exposição acolhe peças da mostra "Água Terra Fogo", que resultam de trabalhos produzidos ao longo das últimas quatro edições do projeto académico “‘Design’ e Território” da ESMAD, do Instituto Politécnico do Porto.
Horários:
Horário de Verão - 1 de junho a 30 de setembro
- Terça a sexta-feira - 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
- Sábado e domingo - 14h00 às 18h00
Horário de Inverno - 1 de outubro a 31 de maio
- Terça a sexta-feira - 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00
- Sábado e domingo - 14h00 às 17h00
Local:
Museu municipal
Mais informações:
253 960 182 | museu.municipal@cm-esposende.pt
sábado, 02 de novembro de 2024 a sábado, 23 de novembro de 2024
ET | ENCONTRO DE TEATROS
Durante o mês de novembro, o Auditório Municipal de Esposende acolhe o 14.º Encontro de Teatros (ET), promovido pelo Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado (GATERC), com o apoio do Município de Esposende. Este evento, que se consolidou ao longo dos anos como um marco cultural no concelho, decorrerá entre os dias 2 e 23 de novembro, apresentando uma programação rica e diversificada, que promete envolver o público através de várias formas de expressão teatral.
A abertura acontece no dia 02 de novembro, com “A Equipa”, uma peça interpretada por Rui M. Silva, baseada num texto original de Afonso Cruz. O espetáculo é uma ode à vida e aos valores do desporto coletivo, narrando a história de um grupo de jovens jogadores de basquetebol que enfrentam a perda de um dos seus membros. Num ambiente de superação, amizade e entreajuda, a peça convida o público a refletir sobre a dor da perda e os laços que se formam no caminho para o crescimento pessoal.
No dia 09 de novembro, sobe ao palco a farsa vicentina “O Juiz da Beira”, encenada pelo Teatro das Beiras. Esta comédia gira em torno de Pêro Marques, um juiz atrapalhado que tenta, de maneira absurda, resolver conflitos familiares e sociais. Com muito humor, a peça, originalmente escrita por Gil Vicente, critica o funcionamento da justiça e a hipocrisia da sociedade, mas de uma forma leve e divertida.
No 16 de novembro, é a vez de “A Página Solta”, um espetáculo protagonizado por Rita Isabel e Maria Beatriz, que faz uma sátira mordaz à seriedade exagerada de alguns “artistas”. Através de declamações de “poesia séria” sobre temas contemporâneos como o machismo e as dificuldades da vida, as protagonistas brincam com clichés e exageros, criando momentos hilariantes que convidam à crítica e ao riso.
A encerrar o evento, no dia 23 de novembro, o GATERC apresenta “Outdoor”, uma peça que se debruça sobre a invisibilidade social. Ambientada nas ruas de uma cidade onde as histórias das pessoas à margem se desenrolam sem serem notadas, “Outdoor” oferece uma reflexão poética sobre a fragilidade da existência e a indiferença do mundo. Entre o visível e o invisível, a peça explora os pequenos gestos e escolhas que moldam essas vidas silenciadas, revelando o peso das fronteiras sociais.
Promotor: GATERC
Apoio: Município de Esposende e Esposende 2000
Local:
Auditório Municipal
Mais informações:
Bilhetes disponíveis na bilheteira online da Esposende 2000, nas Piscinas Foz do Cávado e 1h antes do espetáculo no Auditório Municipal de Esposende
sábado, 23 de novembro de 2024
OUTDOOR - GATERC
Nas ruas silenciosas da cidade, figuras passam despercebidas, movendo-se entre sombras que poucos notam. Vidas ocultas, histórias que se desenrolam à margem, longe dos olhares que preferem não ver. No cruzar de caminhos, em olhares que falam sem palavras, encontram-se aqueles que partilham mais do que o acaso. A cidade vive, respira, mas não os acolhe. Entre o silêncio e o esquecimento, desenha-se uma dança silenciosa de pequenos gestos, onde as barreiras que os separam do mundo se tornam quase tangíveis. Uma fronteira entre o visível e o invisível, onde as escolhas mais simples se tornam impossíveis, e o tempo se estende. Quem são eles? O que os une? Esta peça levanta o véu sobre a fragilidade da existência, sobre o que significa estar à margem, enquanto o mundo segue o seu curso, indiferente.
Ficha Técnica e Artística
Encenação: Jorge Alonso e Eva Fernandes | Atores: Cláudia Silva, Sófia Pereira, José Neves, João Silva, Marcelo Silva, Tiago Costa, Loide Carvalho | Apoio Cenográfico: GATERC | Apoio Figurinos: GATERC | Apoio Sonoplastia: José Ferreira | Cenário e Luzes: GATERC
Produção: GATERC
Entrada: €7,00 | M/12 anos
Local:
Auditório Municipal
Mais informações:
Bilhetes disponíveis na bilheteira online da Esposende 2000, nas Piscinas Foz do Cávado e 1h antes do espetáculo no Auditório Municipal de Esposende
domingo, 24 de novembro de 2024
CONCERTO “DIE GERMAN GEIST: O ESPÍRITO GERMÂNICO”
Orquestra da Costa Atlântica
Os compositores germânicos do séc. XIX desenvolveram uma linguagem musical onde imperava o inconformismo e repúdio pelas regras do classicismo, que agrada à imaginação, que desperta o sonho e a comoção da alma. Na música erudita, este movimento artístico, intitulado “Die German Geist”, teve o seu expoente máximo com Richard Wagner. O programa proposto pela Orquestra da Costa Atlântica e pelo maestro Luis Miguel Clemente brinda a plateia com três obras-primas da autoria de Wagner, Beethoven e Schubert, num concerto de extrema sensibilidade e maravilhosas harmonias, que promete impressionar e preencher o coração do público.
PROGRAMA
- Ludwig van Beethoven | Abertura Egmont (1809)
- Richard Wagner | Siegfried Idyll (1868)
- Franz Schubert | Sinfonia N.º 4, a Trágica (1816)
Direção musical: Luis Miguel Clemente
Coprodução: Município de Esposende e Orquestra da Costa Atlântica
A Orquestra da Costa Atlântica é uma estrutura artística financiada por República Portuguesa e DGArtes.
Apoio: Antena 2 | Paróquia de S. Miguel de Marinhas | União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra
Local:
Igreja Paroquial de Marinhas
Mais informações:
17h00 | Entrada livre, sujeita à lotação do espaço
sábado, 30 de novembro de 2024
TEATRO "VIZINHAR"
“Vizinhar”, uma forma de verbo como representação de uma prática muito comum do ser humano: falar com o outro sobre o outro. Com circunstâncias variadas, partilha-se um quotidiano que em nada se resume ao essencial… um quotidiano supérfluo e despreocupado do bem-estar do outro.
Esta peça de teatro tem como base várias personagens “banais” e uma, cuja diferente conduta, se assume como metáfora ao que realmente interessa. Apresenta-se assim como uma crítica às conclusões precipitadas, à falta de respeito, de bom senso e de amor ao próximo, em contraponto com atitudes que procuram remar em sentido oposto.
Encenação: André Marafona
Interpretação: Oficina de Teatro do Projeto AMAReMAR - Arte e Comunidade
Local:
Auditório Municipal
Mais informações:
15h00 e 21h30 | Entrada livre, com reserva obrigatória de bilhetes na bilheteira online da Esposende 2000, nas Piscinas Foz do Cávado e 1h antes do espetáculo no Auditório Municipal de Esposende
domingo, 08 de dezembro de 2024
ESPlorar. POR TRILHOS E CAMINHOS | PR9 EPS CAMINHOS DA FÉ
Leve a sua mochila e aventure-se a ESPlorar connosco!
Uma caminhada, em jeito de passeio, para conhecer os diversos patrimónios do concelho de Esposende, seja o religioso, o natural, paisagístico e o arqueológico.
Com uma distância de 9 quilómetros em suave topografia pelos montes das freguesias de Belinho e Mar.
Local:
Igreja Paroquial de Belinho, às 09h00
Mais informações:
Inscrição em: https://www.esposende2000.pt/pt/25-desporto-outdoor/