Localizado no extremo norte de um longo passadiço que se estende do lado esquerdo do Cávado, sobre a restinga, este será um local privilegiado para apreciar a paisagem e as aves migratória que por aqui passam e param. Do outro lado do rio, uma vista única sobre a cidade de Esposende. Local ímpar para assistir ao pôr-do-sol.
Classificado como área protegida, o estuário do Cávado carateriza-se pela singularidade dos seus juncais e prados salgados atlânticos. A sua relevância ecológica tem por base as cargas de nutrientes trazidas nas águas estuarinas que o inundam constantemente e os altos índices de produtividade biológica dos seus sapais e lodaçais a descoberto na maré vaza, tão favoráveis para a ocorrência da avifauna.
Situada num importante corredor migratório para as aves, esta zona húmida é assim local de paragem habitual ou destino de invernada para muitas espécies que aqui encontram clima ameno e uma diversidade de amplos habitats naturais que lhes garantem o sustento e as necessárias condições de repouso e proteção. Aqui proliferam sobretudo aves aquáticas, como as garças, os patos e os corvos-marinhos, ou limícolas como os pilritos, os borrelhos e as rolas-do-mar que ocupam esta margem.