quarta, 30 de outubro de 2024

Ciclo de Música sem Tempo encerra domingo em Fão

Concerto e Oficina Musical com o Quarteto ABAGAR 

Para encerrar a temporada 2024 do Ciclo de Música sem Tempo, Fão irá acolher no próximo domingo, dia 3 de novembro, o Concerto e a Oficina Musical “Polifonias Búlgaras”.

A Igreja do Bom Jesus será o palco do Concerto do Quarteto ABAGAR, que conta com entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço, a partir das 17h00. Trata-se de uma formação vocal à capella da Bulgária, que se tornou rapidamente conhecida e popular do público devido ao seu estilo excecional e à inusitada busca de originalidade na performance em palco. Com um repertório variado inclui canções do folclore búlgaro e composições vocais de autores contemporâneos. Neste concerto, o quarteto apresentará, sobretudo, um repertório de inspiração sacra, tendo como referência a matriz religiosa e cultural da sua origem ortodoxa. O grupo ganhou três prêmios em festivais internacionais de folclore e editou o álbum "For Good", produzido pela Rádio Nacional da Bulgária. 

Paralelamente ao concerto, e dirigida a estudantes de música, músicos profissionais e amadores, a Oficina Musical, dedicada à polifonia búlgara, decorrerá entre as 10h30 e as 12h30, na sede da Junta de Freguesia de Fão. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a efetuar através da agenda digital do Município no seguinte link: https://forms.gle/BuyLGGBKARQtFC4s8.

Criado em 2021, o Ciclo de Música Sem Tempo é um ciclo de concertos itinerante criado pelo coletivo “Projecto Cardo”, que tem como objetivo estabelecer pontes entre músicos e público no qual, além dos concertos, são promovidas oficinas, conversas ou pequenas palestras informais. Desde a primeira edição que se procura valorizar o cruzamento de linguagens, a ligação humana e o recurso à música de identidade como forma de criar um público mais atento, sensível e assíduo. No âmbito do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes, em 2023 e 2024, Esposende, Miranda do Douro e Santo Tirso receberam, através dos respetivos Municípios, artistas da Turquia, Suécia, Eslovénia, Irlanda, Brasil, França, Espanha, Grécia, Bulgária e Portugal.

Com coprodução do Município de Esposende e do Projeto Cardo, o Concerto e a Oficina Musical do próximo domingo contam com o apoio da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus de Fão e da União de Freguesias Apúlia e Fão. 

Recorde-se que se realizaram neste âmbito, mais três concertos este ano, no concelho de Esposende: “Noite de Reis”, em janeiro, na Igreja Paroquial de Mar, com o ensemble português Cardo-Roxo; “No Monte das Oliveiras”, em março, com o mesmo ensemble, na Igreja da Misericórdia de Esposende, integrado na programação cultural da Quaresma e Semana Santa; e “Música Tradicional da Anatólia”, em junho, com o quarteto de raiz turca Telli Turnalar, na Quinta de Curvos, em Forjães. Em 2023, o Ciclo de Música sem Tempo trouxe até Esposende música de raiz tradicional da Irlanda e dos balcãs, com concertos realizados no Forte S. João Batista, na Galaicofolia (Monte de S. Lourenço, Vila Chã) e no Museu Municipal de Esposende.