terça, 04 de abril de 2017
Concertos enriquecem programação da Semana Santa de Esposende
No âmbito das Solenidades da Semana Santa, a Igreja Matriz de Esposende vai acolher nesta quadra três concertos/espetáculos, convidando a comunidade a uma vivência espiritual mais intensa deste período que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
Assim, já no próximo sábado, dia 8 de abril, às 21h30, terá lugar a estreia da obra de Osvaldo Fernandes “Miserere”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, Coro Ars Vocalis e Decateto de metais Portuguese Brass, sob a direção de Helena Venda Lima.
Especificamente encomendada para a Semana Santa de Esposende, a obra “Miserere” (palavra que significa compaixão, lamento) divide-se em 8 versículos, 1 introdução, 3 Interlúdios, 3 Kyrie, 1 Ave Verum e 1 Amen. Sob a direção de Helena Venda Lima, os coros serão acompanhados por António Silva, Carlos Martinho, Carlos Ribeiro e Ruben Castro nos Trompetes, Hélder Vales e Nelson Braga nas Trompas, Ricardo Pereira, Zeferino Pinto e Joaquim Oliveira nos Trombones, Romeu Silva na Tuba e Diogo Zão no Órgão.
Osvaldo Fernandes leciona teoria e formação musical na Escola de Música de Esposende. É compositor residente do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) e elaborou a sua tese sobre a composição para música vocal infantil. Em 2011 arrecadou o 2.º lugar no Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim e também o prémio do público. Conta com obras gravadas em dois discos do Coro de Pequenos Cantores de Esposende - “Mudam-se os Tempos” e “É tempo de Natal”, possuindo mais três trabalhos discográficos com outros intérpretes.
No dia 9, Domingo de Ramos, às 16h30, terá lugar a Representação da Paixão “Passio”, que marcará a estreia do grupo infantil Boca de Cena, formação que nasce no âmbito do programa CREARTE do Município de Esposende, e que será acompanhada pelo Coro Ars Vocalis. O espetáculo conta com produção de Helena Venda Lima, que assina a Direção Musical, e Hugo Direito Dias, responsável também pelo texto e pela encenação.
Na Quarta-feira Santa, o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, sob a Direção de António Ribeiro, apresenta o concerto temático “Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”. O canto da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. João, constitui o âmago da celebração de Sexta-feira Santa. Para os cristãos, é um momento forte de meditação, de comunhão com a dor pelo caminho da cruz. Nesta narrativa dramática cantada, acompanhamos Jesus desde a prisão e condenação até à morte de cruz como preparação da ressurreição que estava para chegar, segundo as sagradas escrituras.
Em atividades desde 2012, o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende é uma formação vocacionada para funções litúrgicas neste templo. Tem realizado uma pesquisa e interpretação de motetes e cânticos de autores da Idade Média, Renascença e Barroco, assim como de músicos compositores que assinalaram a sua presença neste templo. Apresenta também como vocação a realização de Concertos Espirituais temáticos diversificados ao longo de todo o ano litúrgico.
sexta, 15 de novembro de 2024
Centro de Informação Turística de Esposende apresenta exposição de presépios de Vítor Machado
quarta, 13 de novembro de 2024
Encontro de Teatros apresenta “A Página Solta” no dia 16 de novembro
segunda, 11 de novembro de 2024
Município convida a celebrar o S. Martinho com Magusto-convívio no Largo do Mercado
Ver Todas