quinta, 06 de junho de 2019
Esposende Cup será evento ecologicamente sustentável
Largo Fonseca Lima acolherá Fun Zone para proporcionar o convívio de todos os atletas e familiares
Entre 4 e 7 de julho, Esposende acolhe o 5.º Torneio Internacional de Futebol Infantil -Esposende Cup, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e da empresa CA Tourism & Events que levará a competição a diversos recintos desportivos do concelho. No total, participam cem equipas, distribuídas pelos escalões de Iniciados, Infantis, Benjamins e Traquinas.
Tendo como embaixador da competição o ex-jogador e agora treinador, Mário Silva, recém-campeão nacional e europeu na categoria de Sub-19, o torneio pretende afirmar-se como evento ecologicamente sustentável. Para tal, a organização conta com o apoio da empresa municipal Esposende Ambiente, para que seja distribuída água em todos os estádios onde decorre a competição. Dessa forma, evita-se o uso indiscriminado de garrafas de plástico.
“O Município de Esposende tem uma estratégia municipal desportiva bem alicerçada, mas que não esquece as outras áreas. Este é um evento muito importante para a economia local e, também por isso, merece o nosso apoio”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
A sustentação do peso económico local do Esposende Cup foi feita por Clemente Araújo, promotor do evento, assinalando o aumento da procura hoteleira que, em 2016 ocupou cinco unidades e este ano chega a 11 hotéis.
Luís Martins, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal destacou “a importância do trabalho em rede, independentemente do tamanho do território”, como forma de alcançar o sucesso. Defendeu, ainda, a oferta de conteúdos, animação e eventos, como forma de atrair turistas, uma vez que, “dos 4,5 milhões que visitaram a região, em 2018, 75% não saíram da Área Metropolitana do Porto”.
Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, realçou a dimensão intercontinental do evento esposendense, importante na socialização dos jovens e na partilha cultural.
O investimento na formação afigura-se como o principal suporte da oferta desportiva de Esposende, conforme vincou o vereador do Desporto, Rui Losa. “Queremos prestar um serviço público de qualidade. O fomento da prática desportiva faz-se também, atendendo à importância deste evento enquanto produto turístico”, sustentou Rui Losa.
A apresentação do Esposende Cup revestiu-se de profundo significado, na medida em que foi a primeira presença, em público, do treinador da equipa de Sub-19 do FC Porto que se sagrou campeã nacional e da Europa. O presidente da TPNP, Luís Martins, destacou “a importância de a região ter a marca FC Porto”, enaltecendo o feito do técnico e da sua equipa na época que agora finda.
Relativamente ao Esposende Cup, Mário Silva sublinhou a “motivação que os jogadores sentem, quando participam num evento desta dimensão”. Enquanto treinador, Mário Silva já participou no Esposende Cup e testemunha “o grau elevado e a boa organização do torneio”.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente Saúde de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.
terça, 03 de dezembro de 2024
Centro de Informação Turística de Esposende acolhe exposição de pintura de Artur Passos
sexta, 29 de novembro de 2024
Esposende assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
segunda, 25 de novembro de 2024
Ligação da iluminação marca início da programação de Natal
Ver Todas