quinta, 27 de fevereiro de 2020
Esposende serve “Março com Sabores do Mar” à mesa de 39 restaurantes
21.ª edição inicia com Fim-de-Semana Gastronómico
A 21.ª edição do evento “Março com sabores do mar” foi hoje apresentada, em sessão pública, no espaço Aldeias de Mar, instalada no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade de Esposende. O Município de Esposende, em parceria com as unidades de restauração do concelho, volta a dedicar o mês de março aos sabores do mar, aliando a componente gastronómica a um conjunto alargado de iniciativas de âmbito educacional, cultural e ambiental.
Tendo subjacentes os objetivos de afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico e de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais, o evento mantém uma abrangência alargada, envolvendo a comunidade em geral e, de forma particular, a população escolar.
Nesta edição participam 39 restaurantes, dos quais 15 aderem ao concurso ao “Sabores do Mar”, 21 pastelarias e dois produtores de vinhos, além dos parceiros Cooperativa Agrícola de Esposende, Lacticínios de Marinhas e Licores e cerveja artesanal. A todos o Vereador do Turismo, Sérgio Mano, agradeceu pelo contributo para o sucesso de um evento com mais de duas décadas. Aos empresários em particular exortou a associarem-se ao esforço do Município na promoção e valorização do território, inovando e empreendendo para cativarem ainda mais turistas e visitantes, nomeadamente através de experiências diferenciadoras.
Em jeito de preâmbulo, o Vereador deu nota dos indicadores positivos do turismo de Esposende em 2009, que apontam para um crescimento do número de dormidas (7%) e de hóspedes (6%), apenas no Alojamento Tradicional (Hotéis). Sérgio Mano afirmou que a sazonalidade tem cada vez menor expressão em Esposende, fruto da estratégia turística do Município, a qual assenta na aposta em quatro grandes vetores: o Turismo de Natureza e Náutico, o Turismo Desportivo e lazer, o Turismo Cultural e a Gastronomia/Vinhos.
Sobre o “Março com sabores do mar”, Sérgio Mano sublinhou a capacidade de inovação e de reinvenção deste evento que, ao fim de 21 anos, continua, ainda, a surpreender e deu conta do vasto conjunto de atividades, de índole diversa, que decorrerão ao longo de todo o mês. Destacou ainda o projeto Minho Região Europeia da Gastronomia, promovido pelas CIM`s Alto Minho, Cávado e Ave que permitirá dar o tiro de partida à estratégia de promoção definida pelo Município de Esposende para se posicionar como destino gastronómico de Peixe e Marisco, com especial destaque, em 2020, para o “Robalo”.
Na sua intervenção, onde realçou a importância e o peso da gastronomia ao nível turístico-económico, o Presidente da Câmara Municipal vincou a necessidade da união de esforços para tornar ainda mais forte e eficaz a estratégia de promoção e valorização do território concelhio. “O Município é o melhor parceiro que vocês podem ter”, afirmou Benjamim Pereira, exortando os agentes económicos do concelho a um “esforço partilhado”, na certeza de que os resultados serão ainda mais positivos. Destacou a excelência da gastronomia de Esposende, que este evento evidencia, e sublinhou o envolvimento das escolas e da comunidade em geral. Benjamim Pereira evidenciou também o aspeto inovador desta edição de convidar as comunidades estrangeiras residentes no concelho a partilhar a sua cultura gastronómica, promovendo, por esta via, a sua integração.
O Vice-presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, felicitou o Município pela iniciativa, considerando que “Esposende brilha” na promoção do território. Deixou uma palavra de reconhecimento e incentivo a todos quantos contribuem para o sucesso deste evento e elogiou o cartaz desta edição, que evidencia as gentes do mar, sublinhando a sua autenticidade e genuinidade. “É isto que o turista procura” afirmou, referindo que o turismo na região Porto e Norte continua em crescendo, com registo de 10,7 milhões de turistas em 2019. Concluiu, desejando que esta edição do “Março com sabores do mar” repita o sucesso das anteriores.
Mês recheado
O Fim-de-Semana Gastronómico da Entidade Regional TPNP, de 28 de fevereiro a 1 de março, marca o arranque desta edição.
A inovação continua intrinsecamente ligada ao “Março com Sabores do Mar”, surgindo, em cada edição, novos desafios. Este ano, uma das novidades é a iniciativa multicultural “À mesa é que a(s) Gente(s) se entende(m)”. Numa lógica de acolhimento e de integração, os imigrantes residentes em Esposende são desafiados a confecionar pratos de peixe e marisco relacionados com as tradições gastronómicas dos seus países de origem. Outro desafio é a iniciativa “À Descoberta dos cuscos: um “casamento” (im)provável com o mar”, cruzando o peixe e o marisco com outros sabores da história e da cultura portuguesas.
Nesta edição, mantém-se o propósito de implementar a sustentabilidade à mesa e o combate ao desperdício alimentar, quer através da confeção de pratos quer através da construção e da decoração dos espaços. Ações de sensibilização e de formação vão acontecer no Espaço Aldeias de Mar, onde decorrerão também Oficinas de Cozinha por diversos Chefes.
No âmbito da tertúlia com oficina de cozinha, “Salvar o planeta à mesa”, que decorrerá no dia 28 de março e onde se abordarão questões ligadas à pesca sustentável e ao combate do desperdício alimentar, será lançada uma publicação com o mesmo nome. Este livro reúne o conhecimento científico do biólogo Vasco Ferreira e algumas receitas do Chefe de Cozinha Emídio Almeida, tendo como base algumas espécies capturadas localmente, optando assim pelos produtos de proximidade e reduzindo a pegada ecológica.
Nas escolas do concelho vai realizar-se mais uma edição do concurso “Cantinas Escolares” e o “Fish Chef”, cuja final decorrerá no Espaço Aldeias de Mar. Como habitualmente, na Escola Básica de Apúlia, realizar-se-á o “Festival das Sopas” e, na Escola Profissional de Esposende, decorrerá o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área de restauração e cozinha.
Durante o mês de março, no Centro de Informação Turística de Esposende, estará patente a mostra fotográfica intitulada “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”, alusiva aos 15 pratos que concorrem ao concurso gastronómico “Sabores do Mar”. Como forma de assinalar o evento, no centro urbano da cidade e nos restaurantes aderentes haverá simbólicas representações de espécies marinhas dos rios e mar de Esposende.
A abrilhantar a sessão de apresentação esteve a Academia de Dança/Centro de Estudos “Ás do Saber” e a Universidade Autodidata de Esposende. A Escola Profissional de Esposende deu a provar iguarias gastronómicas de peixe e marisco e a Pastelaria Rio Doce a “Catraia”.
A programação do “Março com Sabores do Mar” está disponível em https://msm.visitesposende.com.
sexta, 15 de novembro de 2024
Centro de Informação Turística de Esposende apresenta exposição de presépios de Vítor Machado
quarta, 13 de novembro de 2024
Encontro de Teatros apresenta “A Página Solta” no dia 16 de novembro
segunda, 11 de novembro de 2024
Município convida a celebrar o S. Martinho com Magusto-convívio no Largo do Mercado
Ver Todas