segunda, 09 de maio de 2016
Município de Esposende acolhe novamente projeto “Aqua Cávado – O rio que nos une”
A iniciativa “Dias Viver a Água”, na qual marcaram presença quase meia centena de alunos da Escola Básica de Curvos, assinalou o arranque em Esposende da segunda edição do projeto “Aqua Cávado - O rio que nos une”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e pela Agência de Energia do Cávado, organismos que o Município de Esposende integra. Para além dos Municípios de Amares, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, são também parceiros deste projeto a Esposende Ambiente, o Mosteiro de Tibães, a AGERE e a Katavus.
O projeto “Aqua Cávado” visa sensibilizar a população e as instituições locais para a importância da água no contexto dos recursos hídricos da região, sobretudo do Rio Cávado, sendo que esta edição está subordinada à temática o “O Rio e o Homem”. Até outubro, mês em que se assinala o Dia Nacional da Água, será desenvolvido um conjunto muito vasto de iniciativas, tendo como principal área de atuação o rio Cávado e seus afluentes mais importantes.
Em Esposende o programa iniciou-se no passado dia 2 de maio, com a iniciativa “Dias Viver a Água”, que integrou a participação dos alunos em atividades que decorreram no Mosteiro de Tibães, a realização de um piquenique em Barcelos e um percurso pedestre junto ao rio Cávado que contou com a colaboração do Parque Natural do Litoral Norte. Hoje, dia 9 de maio, é a vez dos alunos da Escola Básica de Rio de Moinhos participarem na atividade “Dias Viver a Água”.
No dia 5, realizou-se a primeira de um Ciclo de Ações de Sensibilização, a palestra "Plantas Invasoras", orientada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto. A ação decorreu na Escola Básica de Forjães e contou com a participação de alunos de três turmas do 8.º e 9.º anos daquele estabelecimento de ensino.
Em junho, o Município de Esposende vai acolher a realização de uma palestra, subordinada à temática “Agricultura e Vizinhança”, direcionada aos agricultores, proprietários ribeirinhos e população em geral. Perspetivando-se o sucesso do ano passado, a Caminhada “Aqua Cávado - O rio que nos une” terá lugar no próximo dia 29 de maio, desenvolvendo-se entre a freguesia de Gemeses e Barcelos, ao longo da margem direita do rio Cávado. Esta atividade integra-se no programa “Esposende em Movimento”, desenvolvido pela Esposende 2000, e conta com a colaboração da Esposende Ambiente.
O Concurso de Fotografia, que integrou o programa de 2015, volta a ter lugar este ano. Subordinado ao tema “O Homem e o Rio”, visa incentivar a participação cívica e a criatividade da população do vale do Cávado, selecionar fotografias que captem uma visão sobre a água e as paisagens ribeirinhas e contribuir, de forma singela, para a preservação deste recurso hídrico.
Esposende encerra esta segunda edição do projeto Aqua Cávado, no dia 3 de outubro, com uma sessão no Centro de Educação Ambiental de Esposende, aberta à participação de executivos e técnicos municipais, entidades relacionadas e população em geral.
Todas as informações relativas ao projeto e às ações previstas podem ser consulta
quinta, 21 de novembro de 2024
“Ser Português de Norte a Sul” encerra Encontro de Teatros de Esposende 2024
sexta, 15 de novembro de 2024
Centro de Informação Turística de Esposende apresenta exposição de presépios de Vítor Machado
quarta, 13 de novembro de 2024
Encontro de Teatros apresenta “A Página Solta” no dia 16 de novembro
Ver Todas