quinta, 28 de setembro de 2017
Município de Esposende alarga Rede Municipal de Percursos Pedestres com novo trilho em Gemeses
O Município de Esposende procedeu no Dia Mundial do Turismo, 27 se setembro, à abertura oficial do percurso PR13 EPS “Gemeses: terra de passagem”, encerrando, deste modo, o programa comemorativo que levou a efeito para assinalar a efeméride. O ato contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal, António Maranhão Peixoto, da Vereadora do Turismo, Raquel Vale, e do Presidente da Junta de Freguesia de Gemeses, Eduardo Maia.
Este circuito integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende, contribuindo para dar a conhecer o património religioso, histórico e natural da freguesia de Gemeses. Com início junto à Igreja Paroquial, o percurso desenvolve-se ao longo de aproximadamente 14 quilómetros, por trilhos em terra batida e ruas de Gemeses, com passagem pela zona mais antiga da freguesia - Santães, pela Barca do Lago e pelo Caminho de Santiago, culminando no local da partida, sendo, por isso, circular. Trata-se de um trilho de dificuldade baixa, praticamente todo plano, com exceção do Monte Arnelas, miradouro privilegiado sobre o rio Cávado.
O Município disponibiliza também uma brochura do percurso, que sinaliza todo o trajeto e indica os respetivos pontos de interesse, assim como contactos úteis e outras informações de interesse, com informação de download e links de acesso ao “track” do percurso. Esta brochura pode ser requisitada no Centro de Informação Turística de Esposende.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal assinalou que o Município tem vindo a investir na Rede Municipal de Percursos Pedestres, com o intuito de promover e valorizar o património natural, histórico e cultural das várias freguesias do concelho. António Maranhão Peixoto vincou que se trata de um potencial turístico que importa promover e valorizar, notando que o trabalho do Município vai muito para além da criação e manutenção dos percursos.
Por seu turno, o Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Maia, expressou a sua satisfação pela concretização deste projeto há muito ambicionado, considerando-o uma mais-valia para Gemeses e para o próprio concelho.
A abertura do percurso “Gemeses: terra de passagem” contou também com a participação de alunos do curso de Turismo Rural e Ambiental da Escola Profissional de Esposende, professores e ainda alguns pedestrianistas que se encontram em Esposende em gozo de férias e aproveitaram a oportunidade de conhecer este percurso.
Refira-se que a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende integra 13 trilhos, num total de aproximadamente 140 quilómetros de percursos, devidamente marcados e sinalizados.
sexta, 15 de novembro de 2024
Centro de Informação Turística de Esposende apresenta exposição de presépios de Vítor Machado
quarta, 13 de novembro de 2024
Encontro de Teatros apresenta “A Página Solta” no dia 16 de novembro
segunda, 11 de novembro de 2024
Município convida a celebrar o S. Martinho com Magusto-convívio no Largo do Mercado
Ver Todas