quarta, 02 de dezembro de 2020
Município de Esposende lança programa de incentivo à produção e consumo de produtos locais
“Produtos de Esposende” passa a ser a marca local, com selo de origem, que aproximará produtores e consumidores, reduzindo a zero a distância entre estes dois elementos da cadeia de produção. Esta iniciativa enquadra-se no Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos Endógenos.
Esta nova marca “Produtos de Esposende”, fará parte do novo conceito promocional e de divulgação, que valorizará os produtos com origem no concelho de Esposende, identificados, através de um selo criado para o efeito.
A gastronomia representa um dos mais importantes atrativos turísticos de Esposende, permitindo ao concelho, destacar-se e posicionar-se como um destino de referência. Com uma diversidade gastronómica, cujas receitas passam de geração em geração, os produtos locais são parte da vida de quem nasce e vive ligado à terra e ao mar.
Num momento particularmente sensível no contexto económico e social, o Município de Esposende apresenta o “ESLocal”, um programa que ambiciona ser uma alavanca para fomentar e estimular a produção e o consumo dos produtos locais do concelho.
Um dos desígnios do programa é implementar o conceito de Km.0, o qual promove a proximidade entre a produção e o consumo, de forma a que, a distância entre esses dois elementos seja reduzida a “zero”, aumentando o consumo e o escoamento dos produtos endógenos. Desta forma estaremos a apoiar os produtores locais (agricultores, pescadores, pastelarias, artesanato, entre outros), incentivando-os a cuidar da sua profissão como um negócio, protegendo o seu investimento, preservando o meio ambiente e contribuindo para a sustentabilidade do território, com impactos positivos de cariz económico, social e ambiental, numa lógica de economia circular.
Para além do Km.0, destacam-se os valores de Slow Food, Comércio Justo, Desperdício Zero, Produção e Consumo Sustentáveis, Redução da Pegada Ecológica dos Alimentos, Biodiversidade, Educação Alimentar e do Gosto, Sazonalidade Alimentar, Dinamização da Economia Local, Economia Circular, Proximidade e Cooperação e Identidade e memória dos saberes e sabores.
Este programa pretende desenvolver novas ferramentas de apoio aos produtores locais, estimulando o consumo e o escoamento de produtos como o peixe, hortícolas, doçaria, laticínios e vinhos, entre outros, diretamente para as famílias, lojas locais e restaurantes, criando uma rede de proximidade e até de cooperação entre todos esses agentes económicos.
Todas as informações acerca deste programa, onde se incluem as normas e formulário de inscrição, estão disponíveis no portal de turismo e poderão ser acedidas através de https://lp.visitesposende.com/produtos-endogenos/
Na implementação deste “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos Endógenos: “Produtos de Esposende”, o Município de Esposende contará, entre outros, com a colaboração da Cooperativa Agrícola de Esposende, da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende e da ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende ao nível do desenvolvimento, acompanhamento e promoção da iniciativa junto dos seus Associados.
Compre Produtos de Esposende.
sexta, 15 de novembro de 2024
Centro de Informação Turística de Esposende apresenta exposição de presépios de Vítor Machado
quarta, 13 de novembro de 2024
Encontro de Teatros apresenta “A Página Solta” no dia 16 de novembro
segunda, 11 de novembro de 2024
Município convida a celebrar o S. Martinho com Magusto-convívio no Largo do Mercado
Ver Todas